O que fazemos

Cada Casa Lar acolhe até 10 crianças e adolescentes, afastados judicialmente de suas famílias, com idades entre 0 e 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos, sem discriminação de raça, cor, necessidades específicas de saúde ou deficiências e visando o não-desmembramento de grupos de irmãos

Cada unidade possui arquitetura e localização residencial e estruturada para funcionar de forma ininterrupta. Três Cuidadoras Residentes, contratadas por unidade, são capacitadas para o desempenho da rotina doméstica e para o acompanhamento dos cuidados básicos, garantindo o desenvolvimento social e pessoal e à integridade física e moral dos acolhidos.

A equipe técnica, por meio de um estudo psicossocial e acompanhamento de cada família e acolhido, identifica e investe em ações personalizadas que favorecem a superação das violações de direitos para que seja possível a reintegração familiar e comunitária.

Enquanto acolhidos, todas as crianças e adolescentes são inseridos em serviços e atendimentos disponíveis na rede ou através de parcerias com voluntários, que garantem o acesso integral nas áreas necessárias para o seu pleno desenvolvimento.

Apadrinhamento Afetivo

O apadrinhamento afetivo tem como objetivo facilitar a construção de vínculos afetivos duradouros para crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Para ser candidato deve ter disponibilidade para participar afetivamente e efetivamente da vida do (a) afilhado (a); Ter mais de 25 anos; Não há restrição para o estado civil; Participar de reuniões com a equipe do projeto; Apresentar toda a documentação exigida; Consentir visitas técnica na sua residência; Respeitar as regras e normas do projeto de apadrinhamento. Podem ser apadrinhados: crianças e adolescentes acima de 10 anos que estão destituídos do poder familiar, com poucas chances de serem adotadas.

Apadrinhamento Financeiro

Apadrinhar financeiramente uma criança ou adolescente é contribuir com o atendimento das necessidades específicas do afilhado. De acordo com a preferência do padrinho ou madrinha, o valor pode ser depositado mensalmente na conta poupança para a criança ou adolescente (o qual poderá ser utilizado pelo afilhado somente na sua saída do serviço de acolhimento) ou, ainda, pode ser usado para custear pontualmente atividades como: cursos, esportes, tratamento psicológico ou qualquer outra necessidade do desenvolvimento.

Espaço de Cultura e Lazer

O Espaço de Cultura e Lazer é o uso comum, onde as crianças e adolescentes de todos os lares e comunidade se socializam e realizam diversas atividades extracurriculares e confraternizações diversas. Ele é composto por: Sala de Informática, Sala de Artes; Brinquedoteca e Biblioteca; Quadra Gramada (futebol e Vôlei); Sala de reunião e conferência; Sala para Capacitações das equipes; Área de eventos.

Atividades do Voluntariado

O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade em geral

Este projeto visa proporcionar às crianças e adolescentes a oportunidade de inserção cultural e de noções de cidadania, através de atividades lúdicas e construtivas.

Oportunidade de inserção cultural e de noções de cidadania. Passeios a cinema, teatros, parques e museus são acompanhados

Voluntários e professores contratados ministram aulas semanais de reforço escolar, aula de inglês, aula de informática, com o intuito de auxiliar as crianças no processo de desenvolvimento escolar.

Incentivo a leitura e estímulo à descoberta do prazer de ler, criar e comunicar suas ideias. Reforço escolar.

Comemoração do aniversário de cada criança ou adolescente em seu lar, proporcionado por um voluntário.

O objetivo do projeto é desenvolver atividades que trabalhem a coordenação motora, fala, autoestima e desenvolvimento do corpo e da mente de crianças na primeira infância. Cada voluntária trabalha com apenas uma criança.

Aulas de arte desenvolvidas por voluntárias utilizando recursos diversos, como música, artesanato, pintura e desenho, entre outras.

 

 

Encontros mensais para organização de registros sobre a história de vida e desenvolvimento de cada criança e adolescente.

Organização e manutenção da biblioteca infantil e juvenil no ECL – Espaço de Cultura e Lazer.

 

Aulas desenvolvidas por voluntárias que são formados em educação física.

 

Atendimento em Reiki; Thetahiling; Johrei; Florais; Yoga; Outras.

 

Atendimento individual nas diversas áreas da saúde para criança de 0 à 17 anos realizado por um profissional externo.

Manutenção e organização do local do nosso bazar e auxílio na venda de roupas e calçados novos e usados nos dias pré determinados.

Auxílio no setor administrativo e setor técnico.

 

 

Colabore com a digitação dos cupons de nota fiscal paulista para reverter em recursos financeiros dos lares. 

Gostaria de ser um voluntário e contribuir com o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes?

× Como posso te ajudar?