
Cada Casa Lar acolhe até 10 crianças e adolescentes, afastados judicialmente de suas famílias, com idades entre 0 e 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos, sem discriminação de raça, cor, necessidades específicas de saúde ou deficiências e visando o não-desmembramento de grupos de irmãos
Cada unidade possui arquitetura e localização residencial e estruturada para funcionar de forma ininterrupta. Três Cuidadoras Residentes, contratadas por unidade, são capacitadas para o desempenho da rotina doméstica e para o acompanhamento dos cuidados básicos, garantindo o desenvolvimento social e pessoal e à integridade física e moral dos acolhidos.
A equipe técnica, por meio de um estudo psicossocial e acompanhamento de cada família e acolhido, identifica e investe em ações personalizadas que favorecem a superação das violações de direitos para que seja possível a reintegração familiar e comunitária.
Enquanto acolhidos, todas as crianças e adolescentes são inseridos em serviços e atendimentos disponíveis na rede ou através de parcerias com voluntários, que garantem o acesso integral nas áreas necessárias para o seu pleno desenvolvimento.
Apadrinhamento Afetivo
O apadrinhamento afetivo tem como objetivo facilitar a construção de vínculos afetivos duradouros para crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Para ser candidato deve ter disponibilidade para participar afetivamente e efetivamente da vida do (a) afilhado (a); Ter mais de 25 anos; Não há restrição para o estado civil; Participar de reuniões com a equipe do projeto; Apresentar toda a documentação exigida; Consentir visitas técnica na sua residência; Respeitar as regras e normas do projeto de apadrinhamento. Podem ser apadrinhados: crianças e adolescentes acima de 10 anos que estão destituídos do poder familiar, com poucas chances de serem adotadas.
Apadrinhamento Financeiro
Apadrinhar financeiramente uma criança ou adolescente é contribuir com o atendimento das necessidades específicas do afilhado. De acordo com a preferência do padrinho ou madrinha, o valor pode ser depositado mensalmente na conta poupança para a criança ou adolescente (o qual poderá ser utilizado pelo afilhado somente na sua saída do serviço de acolhimento) ou, ainda, pode ser usado para custear pontualmente atividades como: cursos, esportes, tratamento psicológico ou qualquer outra necessidade do desenvolvimento.
Espaço de Cultura e Lazer
O Espaço de Cultura e Lazer é o uso comum, onde as crianças e adolescentes de todos os lares e comunidade se socializam e realizam diversas atividades extracurriculares e confraternizações diversas. Ele é composto por: Sala de Informática, Sala de Artes; Brinquedoteca e Biblioteca; Quadra Gramada (futebol e Vôlei); Sala de reunião e conferência; Sala para Capacitações das equipes; Área de eventos.
Atividades do Voluntariado
O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade em geral
Este projeto visa proporcionar às crianças e adolescentes a oportunidade de inserção cultural e de noções de cidadania, através de atividades lúdicas e construtivas.
Oportunidade de inserção cultural e de noções de cidadania. Passeios a cinema, teatros, parques e museus são acompanhados
Voluntários e professores contratados ministram aulas semanais de reforço escolar, aula de inglês, aula de informática, com o intuito de auxiliar as crianças no processo de desenvolvimento escolar.
Incentivo a leitura e estímulo à descoberta do prazer de ler, criar e comunicar suas ideias. Reforço escolar.
Comemoração do aniversário de cada criança ou adolescente em seu lar, proporcionado por um voluntário.
O objetivo do projeto é desenvolver atividades que trabalhem a coordenação motora, fala, autoestima e desenvolvimento do corpo e da mente de crianças na primeira infância. Cada voluntária trabalha com apenas uma criança.
Aulas de arte desenvolvidas por voluntárias utilizando recursos diversos, como música, artesanato, pintura e desenho, entre outras.
Encontros mensais para organização de registros sobre a história de vida e desenvolvimento de cada criança e adolescente.
Organização e manutenção da biblioteca infantil e juvenil no ECL – Espaço de Cultura e Lazer.
Aulas desenvolvidas por voluntárias que são formados em educação física.
Atendimento em Reiki; Thetahiling; Johrei; Florais; Yoga; Outras.
Atendimento individual nas diversas áreas da saúde para criança de 0 à 17 anos realizado por um profissional externo.
Manutenção e organização do local do nosso bazar e auxílio na venda de roupas e calçados novos e usados nos dias pré determinados.
Auxílio no setor administrativo e setor técnico.
Colabore com a digitação dos cupons de nota fiscal paulista para reverter em recursos financeiros dos lares.
Gostaria de ser um voluntário e contribuir com o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes?















































